Aplicativos de reservas para viagem, que cuidados você deve tomar?

Viajar é uma experiência realmente mágica, por isso a maioria das pessoas não espera a hora de começarem as férias para realmente aproveitar seu tempo livre e desfrutar de várias atividades incríveis.

Alguns tentam tirar o atraso em algum tipo de atividade, como por exemplo realizar um bom curso de informática para compensar o tempo perdido aprendendo outras coisas. E mais pessoas ainda tentam perder peso, organizar a casa, etc.

Seja como for, quem está disposto a aproveitar as férias viajando está quase sempre fadado a escolher um modelo novo e bastante interessante de se aproveitar tudo. Neste caso estamos falando de aplicativos de reservas para viagem.

Vários deles possuem oportunidades incríveis e desde o AirBnB e Booking você pode criar todo um planejamento com preços incríveis e uma flexibilidade enorme.

Hoje estamos aqui exatamente para te ajudar a não cometer alguns erros e tomar cuidados que este tipo de tecnologia acaba exigindo.

Vamos conferir?

Aplicativos de reservas para viagem, que cuidados você deve tomar?

Primeiramente é importante dizer que isto aqui não é uma crítica direta aos aplicativos em si, mas uma série de orientações para prover segurança de algumas lacunas que infelizmente eles deixam passar.

Por isso, utilize seu tempo para agir de maneira inteligente e bastante cuidadosa. Qualquer dúvida sobre o assunto estamos à disposição para te orientar nos comentários, ok?

1 – Cuidado com dados desatualizados

Primeiramente é importante dizer que muitos destes apps possuem informações sobre passeios e pontos turísticos. Mas mesmo nestes quesitos temos algumas outras ressalvas que precisam ser feitas, como por exemplo a questão de horários, preços e funcionamento.

Muitos locais foram afetados com as medidas de controle sanitário por conta da Covid, e mesmo 2 anos depois alguns apps não atualizaram estas mudanças.

Outras pessoas simplesmente deixam de se preocupar em conferir os dados que elas mesmo colocaram sobre seus aluguéis, gerando uma boa dose de desconforto e confusão em alguns casos.

Por isso, embora você possa fazer seu planejamento central através do app, é ideal que você tome muito cuidado para tomar escolhas inteligentes e conferir em outras fontes.

2 – Cuidado com o GPS

O GPS é realmente um instrumento incrível para garantir a navegação em locais desconhecidos. Ele ainda é bastante utilizado pela sua vantagem de construir rotas mais curtas e eficientes para o seu passeio.

Entretanto, existe um ponto que não deve ser deixado de lado, e estou falando exatamente da capacidade de ignorar completamente a questão de segurança de alguns bairros.

Quando se viaja para algum lugar muito populoso, como por exemplo as grandes capitais, é bastante comum ter alguns bairros de fama duvidosa e um certo perigo iminente. Por isso, se informe sobre estas regiões.

Caso seu GPS tente criar uma rota através de um deles, tente utilizar uma outra rota alternativa.

3 – Fotos nem sempre são a realidade

Outro ponto importante a se levar em consideração é que as pessoas sempre escolhem as melhores fotos, e desta forma a propaganda do local que você vai reservar acaba sendo sempre melhor trabalhada do que a realidade em si.

Desta forma é um pouco problemático e difícil confiar que o que você criou seja realmente aquilo que você está levando.

Tente pegar a maior variedade de imagens que conseguir, utilize até mesmo o Google Maps com o Street View para garantir um visual mais realista do local.

Evite confiar em tudo no momento em que você encontrar, cave um pouco mais fundo para tentar garantir uma maior segurança de qualidade.

4 – Verifique todas as reservas pessoalmente

Como dissemos lá atrás, infelizmente algumas pessoas esquecem de atualizar dados, e às vezes esquecem até mesmo de confirmar as reservas em si. Por isso, é sempre importante ligar para o local logo depois de fazer a sua reserva.

Desta forma você garante uma maior segurança contra frustrações e arrependimentos por conta de algum desvio do trajeto.

5 – Se liberte um pouco

Não se sufoque com um roteiro super completo de viagem! Se dê um pouco de tempo livre e liberdade para explorar bastante as opções de viagem que você vai encontrar. 

Até porque grande parte dos melhores pontos podem ser escondidos através do marketing de outros.

Aproveite para respirar e passear de forma despretensiosa e bastante tranquila enquanto estiver no local que você escolheu, isto também faz muito bem.

Dicas extras sobre a sua viagem

Primeiramente é importante levar em consideração que estas são dicas que valem para quem fez ou não reservas em aplicativos. Elas ajudarão qualquer um a ter um bom momento de paz.

1 – Faça um seguro viagem

Um seguro viagem é uma das melhores formas de evitar grandes prejuízos para que você aproveite as suas férias ao máximo. Desta forma você fica com a cabeça tranquila caso ocorra algum procedimento mais preocupante.

2 – Guarde um dinheiro extra

Sempre é bom ter um dinheirinho extra guardado para imprevistos. E neste caso estamos falando exatamente de um valor que possa ser levado em espécie junto com você.

Seja guardando no sapato ou em algum bolso escondido, existe aqui uma garantia de que você estará protegido para alguma emergência menor.

3 – Esteja com as vacinações em dia

Vários locais exigem uma comprovação de vacinação em dia. E não estamos falando só de Covid em si, mas de várias outras doenças. A malária, por exemplo, mesmo sendo tratável, vai te dar uma grande dor de cabeça, literalmente.

Por isso, confira exatamente onde você está indo e quais são as exigências sanitárias e até mesmo quais não são obrigatórias, mas te deixarão mais protegido.

Considerações finais

Como você pode ver, dá um certo trabalho planejar qualquer viagem mesmo com a ajuda de aplicativos. Entretanto, é possível retirar um bom proveito de tudo caso você realmente tenha feito tudo da maneira certa.

Assim você pode aproveitar seu tempo extra de folga cursando cursos online ou mesmo trabalhando em algum outro projeto pessoal.

Por hoje é isso, espero que estas dicas tenham sido úteis. Mas se ainda houver alguma dúvida sobre o assunto, estamos à disposição nos comentários, ok?

Até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Equipe Vitrine Hotel

Voltar ao topo