Conheça as praias mais badaladas do Litoral Paulista

Você anda pensando em comprar uma casa de praia no litoral de São Paulo? Felizmente, existem inúmeras cidades costeiras e para escolher ao comprar uma residência à beira-mar. Embora encontrar uma casa de praia não seja um problema, encontrar a casa certa pode exigir um pouco de pesquisa. 

Antes de iniciá-la, certifique-se de ter um conhecimento sólido de seu orçamento e necessidades, bem como um conhecimento completo dos riscos financeiros e climáticos envolvidos. Você também precisará recrutar um corretor de imóveis qualificado com ampla experiência na compra e venda de imóveis em áreas costeiras. 

E aproveite o momento: se você estiver considerando comprar um apartamento na Praia Grande, por exemplo, já pensando nas próximas férias e em momentos felizes ao lado da família, amigos e convidados, este é um excelente período. Afinal, mais do que nunca, o litoral paulista tem apresentado uma ótima temporada para aquisição imobiliária,  mas certifique-se de manter algumas considerações em mente durante todo o processo de compra de uma casa. Acompanhe nossas dicas a seguir! 

As praias mais badaladas do litoral paulista

As praias do litoral de São Paulo mais famosas estão no litoral norte, como a praia de Ubatuba, do Guarujá, de Ilha Bela e também a de São Sebastião, famosas por sua exuberância e belas paisagens com paisagens intocadas, repletas de verde das montanhas e árvores, pedras gigantes que servem de mirante (melhor ponto para bater fotos) e também de trampolim natural.

A maioria dessas praias possui excelentes locais para a prática de surf, sendo famosas por isso, especialmente por diversos campeonatos nacionais que se realizam nessa região. Em praias como Itamambuca, em Maresias, mesmo em Camburi e Camburizinho e também na Enseada existe ainda o atrativo de ótimos restaurantes e barzinhos para passeio e entretenimento.

Para os turistas que preferem menos badalação e preferem tranquilidade, locais mais rudimentares como  as praias de Prumirim, de Bonete, de Castelhanos, de Juqueí e de Pernambuco são excelentes pedidas, especialmente por terem natureza virgem e uma experiência reconfortante de contato com a natureza.

Fique atento ao tipo de construção e fundação 

Sejam os ventos ou a umidade típica de uma cidade litorânea, garantir que uma casa de praia seja o mais à prova de intempéries possível é a prioridade número um para quem deseja um apartamento em Ubatuba. Caso contrário, o seu investimento suado pode ser destruído devido ao mau tempo. Se a área apresentar alto risco de inundação e/ou grande potencial de tempestades, você deve considerar a compra de uma casa de praia construída sobre palafitas. Os materiais também devem ser resistentes ao vento e a inundações, bem como fortes o suficiente para resistir a chuvas fortes e altas temperaturas.

Tenha atenção ao telhado

Ao comprar uma casa de praia, não se esqueça de considerar o telhado. A última coisa que você quer é comprar uma casa, apenas para descobrir mais tarde que o telhado precisa ser substituído. Devido ao mau tempo experimentado em muitas áreas costeiras, o telhado de uma casa de praia com certeza sofrerá mais desgaste do que uma casa comum. Substituir um telhado pode custar caro, então é melhor comprar uma casa de praia com um telhado relativamente novo feito de materiais duráveis ​​e à prova de intempéries.

Proximidade à água pode ser um incômodo, mas é um diferencial

Para muitos, a proximidade da água é a consideração mais importante ao comprar uma casa de praia. Claro, você precisará pesar os prós e os contras da vida à beira-mar. Por exemplo, embora morar perto da água seja certamente conveniente e bom para o valor de revenda, também certamente aumentará os riscos de inundação e as taxas de seguro residencial. No entanto, se a casa for construída com materiais de construção de primeira linha e você puder pagar pelos possíveis reparos, morar perto da faixa de areia pode valer à pena a manutenção adicional para você e sua família, especialmente cuidados com a maresia.

Durabilidade das janelas deve ser bem avaliada 

Ao comprar uma casa de praia, as janelas da casa devem ser uma consideração importante. Escolher uma casa com janelas de impacto duráveis ​​protegerá seu investimento contra danos potenciais do vento e detritos transportados caso ocorra uma tempestade severa. Se você optar por comprar uma casa de praia sem essas janelas, é altamente recomendável instalá-las logo após se mudar – inclusive se você pretender comprar um apartamento. Afinal, elas não apenas protegerão sua casa, mas também reduzirão seus custos de seguro, melhorarão a eficiência energética de sua casa e diminuirão os níveis de ruído alto.

Sala de estar ao ar livre 

Provavelmente, uma das razões pelas quais você está comprando uma casa de praia é para aproveitar o ar livre. Portanto, certifique-se de avaliar o espaço de vida externo da casa de praia. Você tem um pátio ou varanda? Que tal uma vista em uma sacada ou mirante de frente para o mar? A área é pacífica ou lotada? A casa possui piscina ou área recreativa ao ar livre? Quaisquer que sejam os aspectos importantes para você, certifique-se de que a casa de praia pode lhe proporcionar! 

Potencial receita de aluguel 

Você pretende alugar sua casa de praia? Nesse caso, é importante avaliar se a casa costeira será ou não um bom retorno do seu investimento. Se as mensalidades, as necessidades de manutenção e os custos iniciais forem excessivos, a casa de praia pode não ser um investimento inteligente de curto prazo. Além disso, tenha em mente que as casas de praia com mais de um quarto tendem a ser alugadas com mais facilidade (e por mais dinheiro!). Portanto, evite comprar uma casa de praia de um quarto, se você planeja alugá-la. Se a casa de praia está localizada em um condomínio residencial, provavelmente existirão regras estritas sobre o aluguel da sua casa. Certifique-se de ter um entendimento firme de todas as regras antes de adquirir este tipo de propriedade. Além disso, recomendamos pesquisar aluguéis nas proximidades para dar uma olhada na sua concorrência. Preste muita atenção às taxas e certifique-se de que os números correspondem ao seu orçamento.

Gostou destas dicas sobre o que levar em conta ao comprar um imóvel em uma praia badalada no litoral paulista? Aproveite que conheceu nosso site e compartilhe este post em  suas redes sociais! 

Vitrine Hotel

Voltar ao topo