Em um hotel, a cama costuma ser um atrativo bastante interessante. Afinal de contas, todos costumam comentar sobre o quanto as camas costumam ser confortáveis, com colchões e travesseiros muito macios.
Todo esse cuidado, no entanto, não pode ficar restrito apenas à compra de um colchão ou travesseiro macio. Como estão sempre em contato com nossa pele, tanto colchões como sofás são fontes de ácaros.
Esses bichinhos microscópicos que não conseguimos ver estão bem longe de ser inocentes. Eles, aliás, podem ser responsabilizados por episódios de crises alérgicas, incluindo as de asma ou sinusite.
Por isso, para evitar que seus hóspedes deixem o seu hotel doentes, é importante tomar todas as precauções para que eles estejam corretamente higienizados e protegidos.
Para ajudar nesse processo, preparamos um texto que lhe dará a luz que você precisa para entender como aumentar a durabilidade destes móveis. Confira.
Faça a correta higienização dos colchões
Como dissemos, o colchão é um dos itens mais importantes de um hotel. Afinal, passamos boa parte de nossa vida deitados, dormindo. Então, além de escolher um item deste tipo confortável e que nos dê a sensação de descanso, é necessário higienizá-los com frequência.
Procure, sempre que possível, colocar seus colchões em contato com o sol, para que qualquer umidade, vinda do contato com nossa pele, evapore, impedindo a proliferação de ácaros.
Conscientize seus hóspedes para que não comam na cama. Desta forma, você evita que resíduos alimentares fiquem presos a eles, atraindo insetos e prejudicando a integridade do colchão.
Materiais como bagum ajudam na conservação
Por fim, utilize um o bagum para proteger o colchão. Essa capa de colchão ajuda a envolver o utensílio antes mesmo de que se colocado o lençol ou a colcha nele.
Assim, o bagum funciona como uma primeira barreira, impedindo que quaisquer substância possam penetrar no colchão, comprometendo sua durabilidade e, inclusive, reduzindo sua vida útil.
Não recorra a itens que não foram preparados para atuar como capas de colchão, como as lonas ou plásticos. Além de não deixar o colchão respirar, eles podem até mesmo facilitar o surgimento de ácaros.
Informe também os visitantes sobre a proibição do uso de objetos pesados ou pontiagudos, pois podem deformar o colchão, deixando-o desconfortável ou mesmo reduzindo sua vida útil.
Não se esqueça também de que, caso uma das camas de seu hotel quebrar, não coloque seu colchão em cima deste estrado. Além de prejudicar a qualidade do sono dos hóspedes, influenciando em seu descanso, isso pode deformar o colchão, fazendo com que você futuramente precise adquirir um novo.
Travesseiros
Embora nosso foco, aqui, seja o colchão, os travesseiros precisam ser limpos com bastante frequência, pois eles também são responsáveis por transmitir tantos ou mais ácaros do que o colchão.
Para garantir que essa contaminação não aconteça, utilize fronhas protetoras. Esse equipamento impede o suor de chegar até ele, evitando que eles se molhem ou acabem estragando.
Procure, sempre que possível, trocar a fronha dos travesseiros e bata-os, com delicadeza, para que todo o pó que fica armazenado neles possa ser eliminado.
Não se esqueça também de deixar os travesseiros ao sol, desta forma você estará acabando com os ácaros que podem terminar contaminando o colchão, provocando assim diversas infecções e doenças naqueles que se hospedam com você.
Limpe sempre o seu sofá
Assim como acontece com o colchão, o sofá tem grandes admiradores. Diversas pessoas gostam de passar horas sentadas, lendo um livro, vendo TV ou mesmo aproveitando aquela tarde chuvosa e um pouco mais fria para tirar um bom cochilo.
No hotel, embora as pessoas fiquem pouco tempo em seus quartos, já que costumam ter vários compromissos agendados em sequência, é importante que a equipe de limpeza mantenha os sofás sempre higienizados.
De acordo com o tecido em que foi confeccionado o móvel, a limpeza pode ser fácil, apenas com o uso de uma flanela e uma solução comum de higienização, ou mais complexa, necessitando da ação de profissionais.
O que importa, aqui, é que depois de higienizado, o sofá pode receber uma proteção: a colcha de plástico. Semelhante à utilizada nos colchões, ela ajuda a barrar líquidos e alimentos de estragar o móvel.
Além disso, nos sofás é possível ainda a colocação de capas. Mais do que itens de decoração, elas ajudam a preservar o sofá, já que reduzem o desgaste do impacto de sua superfície com o corpo humano.
Incentive também o uso consciente do sofá. Mostre a seus hóspede a proibição de colocar ali objetos pontiagudos ou mesmo sapatos em cima deles. Desta forma, você garante a durabilidade de seu sofá, sem precisar arcar com gastos expressivos para mantê-los consertados.
Garantir um quarto e uma sala de estar limpos e livres de doenças pode parecer complicado a princípio. Mas, com as dicas que trouxemos aqui, tudo isso será feito em pouco tempo, e você colecionará apenas elogios.