Onde ir em Ushuaia?

Quem não gostaria de tirar uma foto ao lado de uma placa dizendo que você chegou ao fim do mundo? Terra do Fogo ou Fim do Mundo, como é apelidada, representa uma região distante, fria e hostil. 

Ushuaia e seus arredores, oferecem paisagens esplêndidas: montanhas com picos nevados, lagos com águas azul-turquesa, bosques cheios de flora e fauna nativas, fiordes sinuosos e vistas de tirar o fôlego.


Um pouco de história

O arquipélago da Terra do Fogo está localizado no extremo sul da Argentina e faz fronteira com o Estreito de Magalhães e o Canal de Beagle. Foi descoberta em 1520 pela expedição liderada por Fernando Magellano em nome da coroa da Espanha.

Atravessando a costa, o navegador português notou vários incêndios acesos e originalmente a chamou Terra do Fogo. Naquela época, de fato, o povo indígena dos Yámana acendia fogueiras para se aquecer. 

As ilhas do arquipélago eram habitadas exclusivamente pelos nativos até meados do século XIX, quando vários pioneiros chegaram atraídos pela perspectiva da corrida do ouro e pelos subsídios oferecidos pelo governo para desenvolver a criação de ovinos.

Sobre Ushuaia 

A cidade tem vista para o Canal de Beagle, é cercada pelas montanhas Olivia e Cinco Hermanos e é a base ideal para explorar a área circundante. É a cidade mais austral do mundo, pois está localizada a 54 ° 46 ‘de latitude sul.

No início de 1900, Ushuaia se tornou a colônia penal mais importante do país. Atualmente, no entanto, desenvolveu uma importante indústria do turismo e também é usada como base logística para cruzeiros que partem para a Antártica.

 Ushuaia, onde ir? 

Uma das principais atrações ao redor de Ushuaia é o Parque Nacional da Terra do Fogo

Os animais que povoam o parque são o guanaco, o ganso, a gaivota e a raposa vermelha. Os animais importados são o coelho europeu, o castor. 

Museu Marítimo e Museu Presidium

O prédio que abrigou a prisão contém os dois museus. As exposições são muito interessantes e ajudam os visitantes a aprender a história e o desenvolvimento da cidade.

Museu Marítimo oferece documentos e imagens sobre a história da navegação, a construção de barcos, a fauna local, os garimpeiros, os pioneiros e os primeiros habitantes do local.

Museu do Presidium Criminal, por outro lado, permite que você aprenda a história lúgubre do Cárcel de Reincidentes, onde foram presos os prisioneiros mais perigosos do país. 

Canal de Beagle

O píer turístico é o ponto de encontro dos passageiros que desejam fazer a excursão no Canal de Beagle.

Depois de navegar, você contornará a parte oriental do canal, depois circunvagará uma ilhota em que o farol Les Eclaireurs se encontra e, finalmente, chegará à Ilha dos Pajaros e à Ilha dos Lobos, ambas pertencentes ao arquipélago das ilhas Pontes.

Uma colônia de corvos-marinhos e um dos leões-marinhos encontram refúgio nas pequenas rochas. 

Museu Fim do Mundo

Museu da Fim do Mundo está localizado na Avenida Maipé 173 e no interior existem achados arqueológicos, fotografias, reproduções fiéis de ferramentas sobre a história etnográfica e biológica da Terra do Fogo.

Lagos Fagnano e Escondido

Uma das atividades que recomendamos que você planeje, se tiver tempo, é a excursão aos Lagos Escondido e Fagnano

O Lago Escondido está localizado nos Fueguine Andes, a 60 km ao norte de Ushuaia, nas encostas do Passo Garibaldi, a partir do qual você pode caminhar por uma trilha. 

Pegue a Rota Nacional nº 3 e após 36 quilômetros você chegará ao Lago Fagnano, um dos maiores do mundo. 

Com certeza existem outros lugares incríveis em Ushuaia para os visitantes conhecerem, vá com tempo a fim de aproveitar cada minutos na Terra do Fogo.

Vitrine Hotel

Voltar ao topo