Atualmente, vemos crescer o interesse das pessoas nos alimentos industrializados que elas consomem e nas suas composições específicas, querendo entender mais acerca deles.
A sociedade moderna apresenta uma tendência de mais acesso e tempo na cozinha, o que garante um público constante e interessado nesse meio em específico.
As indústrias também possuem mais acesso às informações, levando em consideração os benefícios dos alimentos e aditivos que elas inserem na preparação das suas mais variadas receitas.
Pensando nessa demanda, no artigo de hoje falaremos sobre a lecitina de soja, que é um famoso aditivo utilizado em muitas receitas, alimentos e suplementos nos dias de hoje.
Iremos discorrer mais detalhadamente sobre como a lecitina de soja é empregada na indústria alimentícia, assim como também em sua forma caseira e no preparo das refeições diárias.
O que é a lecitina?
A lecitina é um lipídio que é produzido em pequenas quantidades pelo fígado humano, sendo um nutriente muito utilizado pelos principais sistemas do corpo humano (circulatório e nervoso).
A produção de lecitina é muito importante para o corpo, pois ela faz parte da membrana celular do mesmo, formando os tecidos orgânicos.
Para garantir que o corpo possua a quantidade ideal de lecitina para o seu bom funcionamento, é recomendado que a pessoa consuma essa gordura através de alimentos específicos, como a soja.
Para que serve a lecitina de soja?
Mais comumente, a lecitina é uma gordura extraída diretamente do grão de soja durante o processo de extração do óleo de soja.
No vasto mercado brasileiro, a lecitina de soja é produzida tanto pela indústria de alimentos como também pela farmacêutica.
Ela possui muitas utilidades e benefícios para as pessoas e para as indústrias, pois:
- Pode ser utilizada como um suplemento nutricional;
- Pode ser misturada como ingrediente em diversos produtos da linha de cosméticos;
- Trabalha como emulsificante vegetal na culinária e na indústria alimentícia.
Como emulsificante, ela proporciona uma melhor mistura dos ingredientes em que estiver sendo inserida (como na farinha, no açúcar ou no óleo), garantindo assim uniformidade e elasticidade para a preparação da massa, tornando muito mais prático e eficaz todo o processamento destes produtos.
Muitas pessoas também utilizam a lecitina de soja para substituir os ovos das suas receitas de origem vegana. Uma colher de lecitina de soja equivale o mesmo a um ovo inteiro.
A lecitina de soja também é muito utilizada na elaboração de massas, pães, margarinas, chocolates, bolos, tortas, na elaboração e encorpamento de molhos, saladas e também para encorpar e engrossar os sucos de frutas. Ela é principalmente encontrada na elaboração de produtos integrais.
Ela pode ser encontrada no mercado, nas farmácias e em lojas de produtos naturais para consumo e preparações em sua forma líquida, em cápsulas ou em pó.
Tabela Nutricional da lecitina de soja em pó
Para uma porção de 100 g (1 colher de sopa)
- Valor Calórico 543 kcal
- Carboidratos 50 g
- Proteínas 4 g
- Gorduras Totais 36 g
- Gorduras Saturadas 9 g
- Gorduras Trans 0 g
- Fibras 0 g
- Sódio 3 mg
Lecitina de soja x Saúde
A lecitina de soja apresenta bons benefícios para a saúde de quem a consome, que podem ser definidos como:
- Estimulação das células cerebrais, pois é uma fonte de colina (um nutriente diretamente relacionado a uma boa função cerebral, evitando doenças como o Alzheimer e também a demência);
- Ajuda a baixar as concentrações de colesterol ruim e triglicérides do sangue de quem a consome;
- Auxilia no processo de emagrecimento das pessoas;
- Aumenta as funções de cognição, de aprendizado e também de percepção;
- Extremamente boa para a saúde do coração e também do cérebro;
- Proporciona uma boa e saudável circulação sanguínea.
É muito importante ressaltar que nenhum suplemento é superior à medicação correta passada pelo médico das pessoas.
O tratamento com a medicação é a certeza de qualquer resultado para doenças existentes, a suplementação apenas entra como uma aliada, que vem da boa alimentação e tem efeitos benéficos, mas não significa que se trata de doenças.
Considerações finais sobre a lecitina de soja
Como podemos notar, a lecitina de soja é um rico alimento que proporciona muitos benefícios, tanto para a indústria que a utiliza como emulsificante, tanto para os consumidores finais que a utilizam em suas receitas.
Se a sua indústria deseja possuir uma tabela nutricional boa e saudável para os seus clientes, deve o quanto antes inserir a lecitina nas suas receitas e preparações, considerando os seus inúmeros benefícios listados mais acima.
E você, já imaginava que a lecitina era um alimento tão bom? Só cuidado com as alergias, viu?
Não é recomendado o consumo de lecitina por pessoas alérgicas e por pessoas que estão fazendo uso de diclofenaco (medicamento), pelo fato de ocorrer interferência no efeito deste medicamento.