Para que serve a lecitina de soja nas receitas?

Atualmente, vemos crescer o interesse das pessoas nos alimentos industrializados que elas consomem e nas suas composições específicas, querendo entender mais acerca deles. 

A sociedade moderna apresenta uma tendência de mais acesso e tempo na cozinha, o que garante um público constante e interessado nesse meio em específico. 

As indústrias também possuem mais acesso às informações, levando em consideração os benefícios dos alimentos e aditivos que elas inserem na preparação das suas mais variadas receitas. 

Pensando nessa demanda, no artigo de hoje falaremos sobre a lecitina de soja, que é um famoso aditivo utilizado em muitas receitas, alimentos e suplementos nos dias de hoje.

Iremos discorrer mais detalhadamente sobre como a lecitina de soja é empregada na indústria alimentícia, assim como também em sua forma caseira e no preparo das refeições diárias. 

O que é a lecitina?

A lecitina é um lipídio que é produzido em pequenas quantidades pelo fígado humano, sendo um nutriente muito utilizado pelos principais sistemas do corpo humano (circulatório e nervoso).

A produção de lecitina é muito importante para o corpo, pois ela faz parte da membrana celular do mesmo, formando os tecidos orgânicos. 

Para garantir que o corpo possua a quantidade ideal de lecitina para o seu bom funcionamento, é recomendado que a pessoa consuma essa gordura através de alimentos específicos, como a soja.

Para que serve a lecitina de soja?

Mais comumente, a lecitina é uma gordura extraída diretamente do grão de soja durante o processo de extração do óleo de soja.

No vasto mercado brasileiro, a lecitina de soja é produzida tanto pela indústria de alimentos como também pela farmacêutica.

Ela possui muitas utilidades e benefícios para as pessoas e para as indústrias, pois:

  • Pode ser utilizada como um suplemento nutricional;
  • Pode ser misturada como ingrediente em diversos produtos da linha de cosméticos;
  • Trabalha como emulsificante vegetal na culinária e na indústria alimentícia.

Como emulsificante, ela proporciona uma melhor mistura dos ingredientes em que estiver sendo inserida (como na farinha, no açúcar ou no óleo), garantindo assim uniformidade e elasticidade para a preparação da massa, tornando muito mais prático e eficaz todo o processamento destes produtos.

Muitas pessoas também utilizam a lecitina de soja para substituir os ovos das suas receitas de origem vegana. Uma colher de lecitina de soja equivale o mesmo a um ovo inteiro. 

A lecitina de soja também é muito utilizada na elaboração de massas, pães, margarinas, chocolates, bolos, tortas, na elaboração e encorpamento de molhos, saladas e também para encorpar e engrossar os sucos de frutas. Ela é principalmente encontrada na elaboração de produtos integrais.

Ela pode ser encontrada no mercado, nas farmácias e em lojas de produtos naturais para consumo e preparações em sua forma líquida, em cápsulas ou em pó.

Tabela Nutricional da lecitina de soja em pó 

Para uma porção de 100 g (1 colher de sopa)

  • Valor Calórico 543 kcal
  • Carboidratos 50 g
  • Proteínas 4 g
  • Gorduras Totais 36 g
  • Gorduras Saturadas 9 g
  • Gorduras Trans 0 g
  • Fibras 0 g
  • Sódio 3 mg

Lecitina de soja x Saúde

A lecitina de soja apresenta bons benefícios para a saúde de quem a consome, que podem ser definidos como:

  • Estimulação das células cerebrais, pois é uma fonte de colina (um nutriente diretamente relacionado a uma boa função cerebral, evitando doenças como o Alzheimer e também a demência);
  • Ajuda a baixar as concentrações de colesterol ruim e triglicérides do sangue de quem a consome;
  • Auxilia no processo de emagrecimento das pessoas;
  • Aumenta as funções de cognição, de aprendizado e também de percepção; 
  • Extremamente boa para a saúde do coração e também do cérebro;
  • Proporciona uma boa e saudável circulação sanguínea.

É muito importante ressaltar que nenhum suplemento é superior à medicação correta passada pelo médico das pessoas. 

O tratamento com a medicação é a certeza de qualquer resultado para doenças existentes, a suplementação apenas entra como uma aliada, que vem da boa alimentação e tem efeitos benéficos, mas não significa que se trata de doenças.

Considerações finais sobre a lecitina de soja

Como podemos notar, a lecitina de soja é um rico alimento que proporciona muitos benefícios, tanto para a indústria que a utiliza como emulsificante, tanto para os consumidores finais que a utilizam em suas receitas.  

Se a sua indústria deseja possuir uma tabela nutricional boa e saudável para os seus clientes, deve o quanto antes inserir a lecitina nas suas receitas e preparações, considerando os seus inúmeros benefícios listados mais acima. 

E você, já imaginava que a lecitina era um alimento tão bom? Só cuidado com as alergias, viu? 

Não é recomendado o consumo de lecitina por pessoas alérgicas e por pessoas que estão fazendo uso de diclofenaco (medicamento), pelo fato de ocorrer interferência no efeito deste medicamento. 

 

Vitrine Hotel

Voltar ao topo