Se você é fã de sobremesas, sabe que não existe nada como um petit gateau bem quentinho! Por toda satisfação que esse pequeno bolo pode proporcionar, não podemos negar que essa é uma das sobremesas mais requisitadas em restaurantes, festas e ocasiões especiais pelo Brasil.
O melhor de tudo é que hoje em dia podemos encontrar em com facilidade ou até arriscar testar fazer em casa. Acredita que por muito tempo essa delícia só era servida nos restaurantes refinados? Por isso foi considerado por muito tempo um prato para público seleto.
Hoje, para a alegria de todos, a realidade que vivemos é bem diferente! O petit gateau não só faz parte de vários menus de restaurantes para todos os públicos, hoje podemos ter o prazer de comer um petit gateau com sorvete sem sair de casa e sem correr o risco de dar errado porque já vem tudo pronto – inclusive, é uma excelente ideia para impressionar suas visitas!
A combinação do petit gateau pronto com o sorvete de sua preferência tem tudo para deixar seus dias mais doces ou para ter como carta na manga quando deve receber pessoas em casa sem ter que passar horas na cozinha.
Agora, está na hora de saber… como foi criado e onde surgiu o petit gateau?
História do Petit Gateau
Você sabia que essa sobremesa que já conseguiu se tornar atemporal e ganhar seu espaço entre as preferências de vários públicos tem origem indefinida? Pois é! Existem algumas histórias diferentes sobre como, por quem e onde esse bolinho foi criado.
Pelo nome, é normal pensarmos que foi criado e batizado de petit gateau (que significa “pequeno bolo” em francês) na França. Porém, uma das histórias mais conhecidas sobre a sobremesa é a seguinte: ao tentar assar bolinhos australianos, um aprendiz americano acabou deixando a temperatura do forno muito alta e acabou tendo um resultado inesperado e extremamente desejável. Isso resultou em um bolinho com casquinha bem crocante por fora, mas continuou líquida e cremosa internamente (quase cru).
Outra história que também circula por aí é a do Jean-Georges Vongerichten. Conta-se que o chef francês radicado em Nova York, errou na proporção de farinha de trigo ao reproduzir a simples receita de pequenos bolos. Ao servir a sobremesa para todos os presentes no restaurante… voilà! Por dentro o bolinho tinha um “recheio” inesperado.
Ainda que existam distintas teorias sobre o bolo petit gateau, inclusive a que o vencedor de um concurso de culinária nos Estados Unidos (em 1966) impressionou e conquistou não só os jurados como todos os presentes com o túnel de fudge cremoso!
Independente disso tudo, o mais importante é que hoje todos nós podemos apreciar a junção de sorvete com esse bolo para sentir a mistura do gelado com o quentinho, tendo a felicidade de degustar o inconfundível petit gateau.
Petit Gateau no Brasil
O petit gateau só chegou ao Brasil em meados dos anos 90, quando vários chefs franceses radicados em São Paulo vieram ao país. Um desses chefes é nada mais nada menos do que o querido Erick Jacquin!
Foi ele o responsável pela popularização dessa sobremesa que hoje é queridinha por todo o país – inclusive, esse feito é um dos maiores orgulhos profissionais de Jacquin.
Graças a isso, atualmente é possível encontrar várias receitas de petit gateau que são geralmente servidas com sorvetes, sendo possível até encontrar alguns restaurantes que servem o bolo em uma tigela com um picolé cremoso com casca de chocolate (não só deixar a sobremesa esteticamente mais bonita, como também mais gostosa!).
Outra felicidade que temos como privilégio agora é conseguir encontrar porções de petit gateau congeladas para facilitar nossa vida na hora de prepará-lo. Ou seja, até quem não tem grande habilidade na cozinha pode preparar um petit gateau e ninguém corre o risco de acabar frustrado por não conseguir reproduzir a receita como idealizou.
Como preparar petit gateau pronto e servir?
Esse incrível bolinho com recheio cremoso de chocolate é a solução perfeita para quem procura por uma sobremesa fácil e, obviamente, bem gostosa!
Comprando o petit gateau pronto você adquire algumas unidades de bolinhos e para servi-los você deve somente aquecê-los no forno ou no microondas. A diferença é que no microondas você tem que preparar um por vez e no forno você já consegue assar todos juntos.
Se você descongelar uma caixa de petit gateau, lembre-se que as unidades não devem ser congeladas novamente, porque isso pode interferir na qualidade do produto e prejudicar sua experiência em degustar esse doce!
Pode até achar que não é tão bom comprar sobremesas congeladas, mas faça o teste ao menos uma vez com o petit gateau e não irá se arrepender.