Viagem com carro alugado: vale a pena?

Você está planejando cada detalhe da sua próxima viagem. Fez a reserva da hospedagem, contratou passeios e até já montou um roteiro com locais que deseja visitar. Mas qual carro você irá dirigir? 

Quando se trata em dirigir longas distâncias, nem todo mundo está disposto a utilizar o seu carro próprio. Inclusive, muitas pessoas que não possuem um carro, acabam optando pela locação de automóveis. 

Isso porque essa opção proporciona algumas vantagens para o condutor, sendo a principal delas a preservação do carro próprio. Viagens rodoviárias podem acumular uma quilometragem alta e afetar a manutenção de rotina do automóvel. Logo, optar pela locação de carro evita esse problema. 

Mas se você está com dúvida se deve viajar dirigindo o seu próprio veículo ou fazer a viagem com um carro alugado, precisará analisar alguns fatores para tomar uma decisão. 

Para te ajudar, separamos algumas razões pelas quais você queira alugar um carro. Confira a seguir!

Razões pelas quais você pode querer fazer viagem com carro alugado

A opção de viagem com carro alugado se torna cada vez mais comum, tanto para viagens nacionais quanto internacionais. Claro, para alugar um automóvel em viagens internacionais, o carro será retirado no destino escolhido e também irá oferecer muitas vantagens para o condutor e seus passageiros.

Ao visitar cidades com foco turístico, como Orlando, por exemplo, é comum que os viajantes busquem por essa opção para conseguirem se locomover com mais conforto e tranquilidade entre a cidade, parques e atrações turísticas.

Mas quando falamos em viagens nacionais, fica a grande dúvida: viajar com o automóvel próprio ou fazer a locação de um?  Veja abaixo algumas razões que separamos para você pensar em alugar um carro para a sua viagem é descubra se essa é ou não uma boa opção para você!

Você não irá desgastar o seu carro próprio

Se você tem um carro novinho, pode hesitar em ter que percorrer centenas de milhas em uma semana. Isso é uma questão mais psicológica, mas você provavelmente deseja que o seu carro continue parecendo recém-saído de fábrica o máximo de tempo que for possível. 

Ao alugar um carro, você poderá evitar vários tipos de problemas: como desgaste da pintura, possíveis arranhões, alto desgaste dos pneus, etc. É importante lembrar que ao fazer viagens com carro, dependendo do local, é possível encontrar alguns empecilhos nas estradas – como buracos, por exemplo -, principalmente se você não conhece a região.

Você não confia em seu carro

Sim, algumas pessoas não gostam de assumir isso, mas sabem que a sensação é real. Se o seu carro já é muito antigo ou já teve muitos problemas que exigiram muitos gastos, você já sabe que utilizá-lo para fazer longas viagens não é uma boa opção.

Além de poder causar frustrações, como parar em plena rodovia e precisar de um guincho, andar com um carro em más condições é muito perigoso.

Com um carro alugado, o risco de ter algum problema na estrada é muito menor. Isso porque os carros são novos ou seminovos e passam por constantes revisões. Além disso, no momento de alugar o veículo, você também poderá incluir seguros, que terão custo adicional, mas é muito importante para que você viaje com segurança e tranquilidade.

Você quer tentar uma opção nova

Uma viagem pode ser uma ótima oportunidade para você testar um carro diferente do seu. Afinal, é uma experiência muito abrangente, o que possibilita que você faça uma análise completa do carro.

Mesmo que você não esteja pensando em trocar o seu carro no momento, você poderá matar a vontade de dirigir um modelo que tanto deseja. Principalmente quando falamos em viagens internacionais, muitas pessoas realizam a vontade de dirigir carros de luxo, por exemplo.

Além disso, você poderá experimentar carros com novos acessórios, como: câmera de ré, rádio automotivo moderno, sensores de estacionamento, entre diversas outras opções disponíveis no mercado. 

Você precisa de um carro maior e mais resistente para a viagem

Se a sua viagem inclui áreas montanhosas e você dirige um carro pequeno com tração traseira, considerar alugar um veículo é uma boa opção. Locadoras de carros oferecem diversas opções para atender a diferentes necessidades de seus clientes.

Além disso, se você irá viajar com muitas pessoas, além do espaço para todo mundo, você ainda precisa pensar no porta-malas. Logo, alugar um carro maior será muito vantajoso. 

Você só quer dirigir um carro bonito e confortável

Esta razão pode parecer superficial, mas quando falamos em viagem, principalmente de férias ou descanso, realmente só queremos nos sentir bem e confortáveis.

É um momento de pausa da rotina e é hora de ter um pouco de mimo. Algumas gostam de relaxar em um spa, enquanto outras preferem abrir o teto solar do carro e dirigir em uma estrada. 

Como escolher a opção ideal de locadora e automóvel para viagem 

Hoje em dia, é possível encontrar diversas opções de locadoras de carros para diferentes perfis de públicos. Você pode encontrar opções que oferecem desde carros populares até modelos de luxo. 

O importante é que você realize pesquisas e busque por opções confiáveis no mercado. Para fazer isso, você pode entrar diretamente no site das locadoras ou de mediadoras, que são as agências de viagens. 

Procure por comentários de clientes e sempre prefira opções mais conhecidas. Além disso, faça uma análise das opções de carros disponíveis e tente escolher o modelo que melhor irá atender às suas necessidades. 

Ao escolher uma locadora de carros confiável e um modelo de automóvel ideal, provavelmente você terá uma viagem muito tranquila, segura e confortável.

Vitrine Hotel

Voltar ao topo